Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial concede 215 milhões de dólares ao Gana para redução de pobreza

Accra, Gana (PANA) – O Banco Mundial (BM) concedeu 215 milhões de dólares americanos ao Governo ganense no quadro de um Crédito de Apoio à Redução da Pobreza (PRSC) a favor deste país, de acordo com um comunicado a que a PANA teve acesso.

O objetivo deste crédito é apoiar os esforços do Governo para consolidar a estabilização fiscal e promover os objetivos de desenvolvimento fixados na Agenda Comum de Crescimento e Desenvolvimento do Gana (GSGDA), o plano nacional de desenvolvimento a médio prazo para 2010-2013, de acordo com a fonte.

No mesmo documento, o BM recorda que, durante a última década, o Gana recebeu um total de seis Créditos de Apoio à Redução da Pobreza, ou seja uma média de 100 milhões de dólares por ano, a título de apoio ao seu orçamento entre 2003 e 2008, para apoiar a implementação da Estratégia de Redução da Pobreza do Gana (GPRS I e II).

"Após a crise fiscal de 2008, um acordo foi concluído para aumentar o apoio orçamental de modo contra-cíclico para ajudar o Gana a diminuir os seus macro-desequilíbrios sem afetar o crescimento, o processo de criação de empregos e os pobres", lê-se no texto.

Por conseguinte, um apoio total recorde de 300 milhões de dólares foi concedido em 2009 e 215 milhões de dólares acabam de ser disponibilizados, de acordo com a fonte.

Segundo o comunicado, este apoio particular deverá diminuir no futuro com a redução dos macro-desequilíbrios e os esforços do BM deverão orientar-se para o apoio à criação de empregos.

"Os nossos PRSC desempenharam um papel importante no apoio à estabilização progressiva da economia, à redução da inflação e da taxa básica de modo a preservar o crescimento e a criação de empregos", disse Sebastien Dessus, economista senior do Banco Mundial para o Gana.

Ele acrescentou que, na realidade, o crescimento prosseguiu durante 2009 e 2010 permanecendo acima dos 5 porcento por ano, o que, disse, é notável para uma economia marcada por uma redução do défice.

-0- PANA MA/NFB/JSG/CJB/DD 22jan2011