Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial concede 100 milhões de dólares às ilhas Maurícias

Port-Louis- ilhas Maurícias (PANA) -- O Banco Mundial (BM) aprovou um empréstimo de 100 miliões de dólares americanos destinados a estimular o comércio e a competitividade nas ilhas Maurícias, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial no local.
A representante do BM neste país, Constantine Chikosi, declarou que uma gestão macroeconómica prática e uma confiança cada vez maior permitiu inverter uma década do declínio nas ilhas Maurícias, colocando assim o crescimento em progressivo aumento.
"As primeiras indicações demonstram que as reformas adoptadas pelas autoridades revelam dividendos e conduzem o país a uma plataforma para o comércio dos serviços", declarou Chikosi.
Os dois precedentes empréstimos foram transferidos em Abril de 2007 e em Abril de 2008.
Um funcionário do ministério das Finanças em Port-Louis declarou que o crédito do BM visa apoiar as reformas levadas a cabo pelas ilhas Maurícias em resposta aos desafios do "tríplo choque comercial", precisamente a degradação das preferências comerciais, os preços elevados do petróleo e a transição resultante da exportação do açúcar e do vestuário para uma economia e serviços inovadores assentes em competências e no conhecimento.
"Os fundos serão utilizados para implementar um programa de reforma que deverá culminar numa economia mais competitiva e mais flexível, nomeadamente o saneamento das finanças públicas, a melhoria da eficácia do sector público, o reforço da competividade comercial e a melhoria do clima de investimento", declarou o funcionário.