Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial apoia atividades geradoras de rendimentos em comunidades no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – O Banco Mundial acaba de desembolsar 20 milhões de francos CFA (quase 40 mil dólares americanos) a favor de microprojetos e atividades geradoras de rendimentos dos concelhos de Abomey-Calavi e Aguégués, no sul do Benin, soube a PANA quinta-feira de fontes oficiais em Cotonou.

Este fundo servirá para financiar microprojetos e atividades geradoras de rendimentos do setor do Ambiente com vista a apoiar a recuperação das atividades do setor.

As atividades geradoras de rendimentos são financiadas para acompanhar as comunidades de base. A Agência beninense para o ambiente apropria-se desta missão e associa o Banco Mundial e outros doadores de fundos com vista a dar um novo impulso ao ecossistema e ao ecoturismo nas comunas.

No Benin, recorde-se, áreas de produçãoa da biodiversidade foram criadas pela Agência beninense para o Ambiente através do projeto de gestão comunitária da biodiversidade marinha e costeira.

O objetivo destas áreas é criar espaços que garantam a perenidade das ações de salvaguarda, com a implicação e a forte participação das comunidades ribeirinhas dos referidos recursos biológicos.

Para assegurar a perenidade destas áreas, unidades de gestão foram criadas e deverão acompanhar as comunidades com vista a promover atividades verdes que ameacem menos os recursos naturais.

-0- PANA IT/TBM/IBA/CJB/IZ 20set2012