Banco Mundial ajuda Nigéria na luta contra Covid-19
Abuja, Nigéria (PANA) – O Banco Mundial (BM) concedeu à Nigéria 82 milhões de dólares americanos de ajuda imediata para reforçar a resposta de saúde pública ao novo coronavírus (Covid-19).
O BM declarou, num comunicado terça-feira, que este fundo foi concedido no quadro do seu projeto de reforço do sistema regional de vigilância de doenças (REDISSE).
A nota explica igualmente que, além do novo fundo, o BM foi convidado a fornecer um conjunto de medidas de apoio em várias frentes durante os seis próximos meses para reforçar a preparação do país para a crise sanitária imediata.
O Banco Mundial vai dar ainda ao Governo Federal da Nigéria apoio orçamental para um plano de relançamento a favor dos pobres e a longo prazo.
"Os esforços para proteger os meios de subsistência e a apoiar as atividades económcias locais, durante os próximos 18 a 24 meses serão essenciais para reduzir o impacto económico e humano da pandemia Covid-19.
"Com os seus parceiros, o Banco discute com os Estados e as agências federais interessadas a melhor maneira de proteger os meios de subsistência das famílias pobres e vulneráveis e apoiar as micro, pequenas e médias empresas para permitir a recuperação económica", refere a nota.
Através do projeto REDISSE, cerca de 10,6 milhões de dólares americanos já foram desembolsados para ajudar o Centro de Controlo das Doenças da Nigéria a reforçar o centro das operações de emergência dos Estados, construir, renovar e fornecer equipamentos aos centros de tratamento em oito Estados.
Forneceu-se igualmente material médico e medicamentos essenciais, kits de despistagen, equipamento de proteção individual para os trabalhadores da saúde de primeira linha.
-0- PANA MON/RA/ASA/IS/MAR/IZ 08abril2020