Bamako, Mali (PANA) – O Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) disponibilizou 22 milhões e 500 mil dólares americanos, a favor do Mali, no quadro do plano de resposta nacional ao coronavírus, anunciou quinta-feira o presidente da referida instituição, Bandar Hajjar.
Hajjar fez este anúncio durante uma videoconferência com o primeiro-ministro e ministro maliano da Economia e Finanças, Boubou Cissé.
Ele exprimiu a solidariedade do BID ao Mali e confirmou a sua disponibilidade de acompanhar este país para enfrentar os desafios ligados à luta contra a pandemia de Covid-19.
Por sua vez, o primeiro-ministro maliano antes o balanço da evolução da pandemia no Mali, nomeadamente os esforços sanitários e as medidas necessárias para reduzir os efeitos sociais e económicos do Covid-19.
Os dois interlocutores discutiram igualmente sobre a possibilidade de mobilizarem a Empresa Internacional Islâmica de Financiamento do Comércio (ITFC), para apoiar o setor privado maliano, bem como ações que visam garantir a segurança alimentar e o abastecimento correto do país de produtos de primeira necessidade.
Terça-feira última, o Banco Mundial concedeu ao Mali 15,6 mil milhões de francos CFA (mais de 130,7 milhões de euros), cuja metade sob forma de doação e a outra sob forma de crédito, no quadro da respota ao coronavírus.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 17abril2020