Agência Panafricana de Notícias

Banco Islâmico de Desenvolvimento financia projeto de extensão de rede de água em Dakar

Jeddah, Árabia Saudita (PANA) – O Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) disponibilizou domingo 151 milhões de dólares americanos para financiar um projeto destinado à extensão duma rede de água na cidade de Dakar, capital do Senegal, informou a Agência Saudita de Notícias.

O acordo sobre este fundo foi rubricado durante um encontro em Jeddah, na Arábia Saudita, entre o presidente do Grupo BID, Ahmed Ben Mohamed Ali, e o ministro senegalês da Economia, Finanças e Planeamento, Amadou Ba.

O governante senegalês examinou também com Mohamed Ali aspetos ligados ao financiamento dum outro projeto "de comboio de alta velocidade" entre Dakar e ao novo aeroporto de Diass na periferia desta cidade.

o encontro versou também sobre projetos de canalização de água a favor das cidades rurais do Senegal, de criação de empregos para jovens e ao apoio à cultura de arroz.

O desenvolvimento dos recursos animais para reforçar a produção de carne e de leite, bem como a luta contra o paludismo figuram entre os empreendimentos a serem financiados pelo BID, acrescentou a mesma fonte.

O presidente do BID afirmou, na ocasião, a importância que a sua instituição atribui aos projetos apresentados pelo governante senegalês, sublinhando que a mesma vai fazer tudo para apoiar os esforços do Governo do Senegal para a realização dos seus planos e programas de desenvolvimento.

Até ao momento, o BID já financiou 114 projetos, de caráter social e económico, no Senegal para uma soma total de mil e 603 milhões de dólares americanos, indica-se.

-0- PANA AD/IN/TBM/FK/DD 22fev2016