Banco Europeu para Reconstrução aprova pedido de adesão da Argélia
Argel, Argélia (PANA) - Os acionistas do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) aprovaram o pedido de adesão da Argélia à instituição financeira, anunciou esta terça-feira o Banco.
"As autoridades argelinas depositaram em março último um pedido para se tornar membro com vista a aceder ao estatuto de países beneficiários dos serviços de financiamento e conselho do BERD”, indica um comunicado de imprensa do BERD transmitido à PANA no local.
Se o Conselho dos Governadores do Banco se concordar com a primeira etapa do processo, a Argélia deverá preencher algumas condições antes de que o processo de adesão possa ser concluído, precisa o comunicado.
"Estamos muito orgulhosos e felizes de acolher a Argélia enquanto membro recente. O nosso objetivo é libertar a potencialidade da Argélia, em particular no setor privado, para criar empregos e promover um desenvolvimento sustentável. Bem como o apoio dado aos países vizinhos da Argélia, o BERD pode mobilizar importantes recursos financeiros, assim como uma perícia técnica e serviços de conselho”, indicou o presidente interino do BERD, Jürgen Rigterink.
Se a Argélia se tonar num país beneficiário do BERD, o Banco buscará oportunidades para estimular a competitividade do setor privado, encorajar uma oferta da energia sustentável e melhorar a qualidade e eficácia dos serviços públicos no país.
A Argélia situa-se na parte oriental e meridional da bacia mediterrânica (SEMED), uma região onde o Banco já investe e apoia as reformas de políticas no Egito, na Jordânia, no Líbano, em Marrocos, na Tunísia, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
Até agora, o Banco já consagrou mais de 12 biliões de euros a 260 projetos recenseados na região SEMED, que envolvem os recursos naturais, as instituições financeiras, as agroindústrias, as indústrias manufatureiras, bem como as infraestruturas, nomeadamente para melhorar os serviços de eletricidade, abastecimento de água e evacuação de esgotos nos municípios ou transporte.
-0- PANA AR/NFB/JSG/FK/IZ 14julho2020