Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai apoiar o alargamento da Agência para o Seguro do Comércio em África (ACA), mediante um mecanismo de financiamento concessional para cobrir as participações de três potenciais membros tais como os Camarões, o Níger e o Togo.
O financiamento será concedido no quadro de um acordo assinado entre o BEI e a ACA, terça-feira, em Joanesburgo, capital económica sul-africana, à margem do Fórum Africano sobre Investimento.
É pela primeira vez que o BEI apoia o alargamento da ACA, visando a mobilização de um seguro-investimento suplementar para contribuir para a mutação dos investimentos públicos e privados naqueles três países.
O seguro-investimento cobre o conjunto dos riscos políticos e de créditos, tanto para as operações soberanas como para os investimentos de empresas.
O acordo entre o BEI e a ACA foi rubricado pelo vice-presidente do BEI, Ambroise Fayolle, e pelo diretor-geral interino da ACA para África, John Lentaigne.
A assinatura deste acordo marca uma etapa importante no apoio que a instituição financeira europeia deu ao setor privado e ao desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis em África.
-0- PANA AK/IS/FK/IZ 13nov2019