Agência Panafricana de Notícias

Banco Europeu de Investimento financia construção de central solar no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Banco Europeu de Investimento (BEI) emprestou 15 biliões de francos CFA (mais de 25 milhões de dólares americanos) ao Burkina Faso para financiar a construção duma central solar fotovoltaica, soube-se de fonte oficial.

Segundo o Governo burkinabe, este montante vem reforçar os 14 biliões e 700 milhões de francos CFA (mais de 24 milhões e 500 mil dólares americanos) da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e de 16 biliões e 300 milhões de francos CFA (mais de 27 milhões de dólares americanos) da União Europeia (UE).

Graças a estas contribuições, é doravante adquirida a totalidade do financiamento do custo de construção e de exploração da Central Solar fotovoltaica de Zagtouli, na periferia oeste de Ouagadougou, a capital do país.

O Governo da transição saudou este apoio que trará soluções viáveis e realistas para dificuldades encontradas no domínio da energia, contribuirá finalmente para a redução dos custos e abrirá a via a outros projetos similares no país, de acordo com o Governo de transição do Burkina Faso.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 24julho2015