Agência Panafricana de Notícias

Banco Central do Botswana flexibiliza política monetária

Gaborone, Botswana (PANA) - As atividades económicas tanto a nível interno como externo do Botswana permitiram ao Banco Central do país flexibilizar a sua política monetária para apoiar  atividades económicas internas, anunciou quinta-feira a referida entidade.

O Banco do Botswana (BoB) anunciou, nessa ocasião, uma redução de 50 pontos de base da taxa bancária, de 4,25 por cento para 3,75 por cento, por recomendação do Comité de Política Monetária (CPM).

"Em consequência, o CPM decidiu reduzir a taxa previsita de 50 pontos de base para 3,75 por cento", disse Pelaelo Moses Pelaelo, governador da mesma instituição.

Disse que os bancos comerciais são, portanto, obrigados a fazer reajustamentos necessários de taxas de juro com efeito imediato, para estes refletirem esta decisão política.

Salientou por outro lado que a pandemia da covid-19 e medidas de confinamento daí resultantes limitaram gravemente a atividade económica a nível global e nacional.

A produção, as cadeias de abastecimento, a implementação de projetos e o fornecimento de bens e serviços são limitados, avisou.

-0- PANA DRW/VAO/ASA/IS/DIM/DD 09outubro2020