Túni , Tunísia (PANA) – As reservas em divisas fortes da Tunísia ultrapassam, pela primeira vez, há vários meses, os 19 mil milhões de dinares (seis mil milhões e 780 milhões de dolares americanos), ou seja o equivalente a 109 dias de importações, segundo dados divulgados pelo Banco Central da Tunísia.
A soma destas resevas era de 13 mil milhões de dinares (quatro mil milhões 640 milhões de dólares americanos) um ano antes e só representava 82 dias de importações, segundo a fonte.
Esta evolução deveu-se nomeadamente às receitas turísticas que atingiram cinco mil milhões 400 milhões de dinares (mil milhão 920 milhões de dólares americanos) em finais de dezembro corrente, contra quatro mil milhões de dinares (mil milhão 420 milhões de dólares americanos) durante o mesmo período de 2018.
O ministro tunisino do Turismo, René Trabelsi, prevê que o objetivo dos nove milhões de turistas será ultrapassado no final do ano em curso.
O Conselho de Adminsitração do BCT revelou, por outro lado, que a taxa de câmbio do dinar continuou a sua melhoria em relação às principais divisas, nomeadamente o euro e o dólar americano, depois de registar uma depreciação forte nos últimos anos.
-0- PANA BB/IS/SOC/FK/DD 29dez2019