Agência Panafricana de Notícias

Banco Central da Tunísia reduz taxas de reservas obrigatórias

Túnis, Tunísia (PANA) – O Banco Central da Tunísia (BCT) decidiu manter intactas as taxas de juro de referência e reduzir a taxa de reservas obrigatórias de cinco para dois porcento.

O BCT afirma, num comunicado divulgado quarta-feira em Túnis no termo duma reunião do seu Conselho de Administração, « a necessidade de o sistema financeiro continuar a apoiar os setores da produção e contribuir ativamente para a reunião de condições com vista à restauração da atividade económica ao ritmo exigido ».

No quadro dos esforços visando apoiar as instituições e a preservação do ritmo da produção,
o setor bancário forneceu os fundos necessários visto que as ajudas económicas aumentaram 5,4 porcento até abril de 2011, de acordo com o mesmo comunicado.

Os depósitos junto dos bancos tunisinos aumentaram em abril último em relação à diminuição registada em janeiro de 2011 e ao ligeiro aumento de fevereiro e março.

O BCT notou no seu documento « a melhoria progressiva do ritmo da atividade económica » cujos primeiros resultados emergiram no início de março, em particular para a produção agrícola e as indústrias manufatureiras destinadas à exportação.

O comunicado sublinha, no entanto, a diminuição da produção na indústria química e o recuo contínuo da eficácia do setor dos serviços, nomeadamente o turismo e o transporte, bem como a baixa das receitas dos trabalhadores.

No plano monetário, a massa monetária registou uma evolução de 4,4 porcento durante os quatro primeiros meses de 2011 comparativamente à percentagem de 3,6 porcento durante o mesmo período em 2010 devido à subida das obrigações do Estado e das ajudas económicas apesar da diminuição significativa dos créditos do exterior.

O comunicado acrescenta que a liquidez bancária continuou a diminuir desde o início de maio passado, o que conduziu a um crescimento da intervenção do BCT no mercado monetário para atingir um milhão 925 mil dinares em média diária durante este período.

-0- PANA FA/BY/TBM/FK/IZ 26maio2011