Túnis, Tunísia (PANA) – O Banco Central de Tunísia (BCT) reduziu, terça-feira, a sua taxa de juro preferencial de 100 pontos de base para 6,75 por cento, anunciou um comunicado do BCT.
Esta decisão, tomada depois do exame, pelo Conselho de Adminsitração do Banco, dos últimos desenvolvimentos nos planos económico, monetário e financeiro do país, visa fazer face aos efeitos negativos que possam ser causados na economia tunisina pela propagação do novo coronavírus (Covid-19) no duplo plano mundial e local, revela o documento.
O BCT indicou, para o efeito, a possibilidade dum recuo dos desempenhos dos setores do turismo, dos transportes aéreo e marítimo e industrial, devido à fraca taxa de exportação resultante da baixa do pedido dos países parceiros afetados pela pandemia mundial do Covid-19 e de dificuldades ligadas à importação das matérias-primas e de meios-produtos, nomeadamente de origem chinesa.
O Banco indicou que os ativos nítidos em divisas estrangeiras de Tunísia cobrem 109 dias de importação, em finais de fevereiro último, contra 84 dias, há um ano.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/DD 18março2020