Agência Panafricana de Notícias

Banco Central da Tunísia defende diversificação de fontes de financiamento

Túnis, Tunísia (PANA) – A retoma da economia na Tunísia precisa do restabelecimento da confiança, da continuação da estabilidade, do incentivo dos investimentos nacionais e internacionais e da diversificação das suas fontes de financiamento, declarou quarta-feira o governador do Banco Central da Tunísia (BCT), Chadly Ayari.

Segundo o governador, a emissão de títulos no mercado internacional preconizada pela Tunísia em 2014 vai contribuir para a melhoria da saúde da economia tunisina, mas não será suficiente para seu relançamento.

Ayari falava durante o Fórum Científico Internacional sobre a crise dos países euromediterrânicos realizado sob o lema ''a realidade e as perspetivas'' pela Universidade Central de Túnis.

Insistindo na necessidade de orientar os financiamentos obtidos pelo Estado essencialmente para a criação de riquezas no país e não para despesas diárias, Ayari encorajou o investimento nacional e internacional nos projetos de valor acrescentado.

"A taxa da inflação na Tunísia recuou em relação ao período homólogo de 2013 e o dinar tunisino registou uma alta sensível", concluiu.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/CJB/IZ 12fev2014