Agência Panafricana de Notícias

Banco Central da Nigéria retira licenças de 224 bancos

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Banco Central da Nigéria (CBN) retirou sexta-feira as licenças de 224 instituições de micro- crédito por razão de "sua insolvência técnica".
O vice-governador do CBN, Kingsley Moghalu, indicou aos jornalistas em Abuja que estes bancos faziam parte das 820 instituições de micro-créditos que evoluem no país.
Ele indicou que 178 bancos estão com sérias dificuldades financeiras e que 46 outros, devido à sua insolvência técnica, suspenderam as suas operações há seis meses.
De acordo com ele, o montante total dos depósitos nos 224 bancos é de 18,2 biliões de naira (150 naira = 1 dólar americano).
O total dos créditos cifra-se em 19,6 biliões de naira enquanto os fundos próprios dos acionistas é de 6,1 biliões de naira, anunciou.
"Os fatores que contribuiram ao mau desempenho das instituições de micro-crédito são o nível elevado dos créditos improdutivos, resultante de uma pasta de risco elevado que reduziu o capital, da sub-capitalização ligada ao nível das operações, da má governação de empresa e de conselhos de administração incompetentes", concluiu o vice-governador do CBN.