Agência Panafricana de Notícias

Banco Central da Nigéria projeta construir central eléctrica

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Banco Central da Nigéria (CBN) projeta a construção duma central elétrica que fornecerá a eletricidade contínua aos bancos em Lagos, a capital económica do país, a fim de reduzir as suas despesas gerais para 30 porcento, anunciou quinta-feira o seu governador, Sanusi Lamido Sanusi.
"Nós trabalhamos para a criação duma central elétrica independente a fim de garantir um fornecimento elétrico independente a todos os bancos instalados em Lagos", explicou Sanusi durante uma conferência de imprensa em Abuja, a capital federal do país.
Segundo analistas, com a criação desta central, os bancos vão reduzir os seus encargos indiretos e reforçar as suas capacidades.
A Nigéria debate-se com problemas energéticos crónicos, pois este país de 150 milhões de habitantes produz apenas três mil megawatts de eletricidade, indicou.
Porém, prosseguiu Sanusi, a África do Sul, com uma população equivalente a um terço do povo da Nigéria, produz mais de 30 mil megawatts.
Os bancos e outras empresas na Nigéria dependem dos geradores para funcionar, a maioria deles dispõem apenas de seis horas de eletricidade por dia, lamentou o governador do Banco Central da Nigéria.