Banco Central compensa impacto de covid-19 na economia na Tanzânia
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Banco Central da Tanzânia (BoT) anunciou várias medidas de política monetária para compensar o impacto do coronavírus (covid-19) na economia nacional.
Num comunicado, o Banco declarou que estas medidas incluem a redução da reserva legal mínima obrigatória para proteger a estabilidade do setor financeiro.
O valor das reservas obrigatórias, ou liquidez que os bancos devem manter em reservas, foi reduzido de sete para seis por cento para fornecer às instituições liquidez adicional.
O BoT também reduziu a taxa de atualização de sete para cinco por cento para permitir aos bancos comerciais terem acesso a empréstimos menos onerosos, e então indicar taxas de juro mais baixas para os empréstimos.
A taxa de atualização é o nível de juro em que os bancos emprestam junto do Banco Central.
Outras medidas tomadas pelo Comité de Política Monetária do BoT consistem, nomeadamente, em autorizar os bancos comerciais a efetuar empréstimos junto do Banco Central com menos garantias do que anteriormente, reduzindo as deduções sobre os títulos públicos de 10 para cinco por cento para as obrigações do Tesouro e de 40 para 20 por cento para os empréstimos do Tesouro.
O governador do BoT, Florens Luoga, explicou que estas medidas políticas visam proteger a economia da nação da África Oriental contra os efeitos nefastos da covid-19, após uma avaliação aprofundada do seu impacto em diversos setores.
A Tanzânia registou, a 16 de março último, o seu primeiro caso de covid-19, e o número de casos continuou a aumentar devido à contaminação importada e comunitária.
As últimas informações do Ministério da Saúde mostram que o país registou 509 casos confirmados dos quais 21 mortes e 183 curas.
O Governo tanzaniano não publicou, nas últimas duas semanas, atualizações do número de casos de coronavírus e imputou esta situação a um problema técnico relativo aos kits de teste importados e utilizados no laboratório comunitário nacional.
O ministro da Saúde, Ummy Mwalimu, declarou, a 5 de maio de 2020, que o seu Ministério retomará a publicação de atualizações regulares após a conclusão das obras de reabilitação no Laboratório Nacional de Saúde.
O Presidente tanzaniano, John Magufuli, ordenou recentemente um inquérito sobre os protocolos nacionais de testes depois de ele saber que os resultados de amostras não humanas eram espantosamente positivos.
Isso levou aparentemente o Presidente tanzaniano a acreditar que algumas pessoas com testes positivos de covid-19 poderiam não ter contraído o novo vírus.
-0- PANA EBM/MA/AKA/IS/FK/IZ 13maio2020