Banco Central Líbio projeta estabilizar preços e segurança de seu sistema
Tripoli, Líbia (PANA) - O Banco Central da Líbia (BCL) realizou na segunda-feira uma reunião preliminar para discutir a reativação do seu Conselho de Administração "a fim de alcançar os objetivos do banco de, entre outros, estabilizar o nível geral de preços e apoiar a segurança do sistema bancário."
Um comunicado do BCL em Tripoli indica que a reunião foi "dominada por um espírito de otimismo e uma visão comum para o interesse geral."
A meta foi alcançar uma visão otimista para o futuro, através da implementação duma política monetária apropriada, ajustando a taxa de câmbio para assegurar a sustentabilidade da integridade financeira e monetária a longo prazo.
Também é meta orientar a política fiscal para a implementação das importantes reformas que acompanham este importante acontecimento, lê-se no documento.
Desde 2014, o BCL está sepaado duma sucursal em Beidha (leste), dependente do governo paralelo não reconhecido pela comunidade internacional.
Esta situação impediu a reunião do Conselho de Administração do BCL e mpactou a gestão económica do país e o papel desta instituição financeira da Líbia, confrontado com o caos da segurança e a existência de duas versões do dinar, moeda nacional.
Além da versão oficial do dinar em circulação, uma outra é impressa na Rússia, a pedido das autoridades do Governo paralelo de Benghazi, no leste do país,
Todavia, o presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, Fayez al-Sarraj, manifestou recentemente a vontade de resolver esta situação, instando ao Conselho de Administração do Banco Central a unificar a taxa de câmbio do dinar.
A taxa de câmbio do dinar líbio sofreu, nos últimos anos, uma queda vertiginosa, devido à insegurança e bloqueios dos locais de produção e exportação de petróleo, principal fonte de rendimento do Estado líbio.
Atualmente, no mercado negro, troca-se 1 dólar americano por 6,5 dinares líbios, enquanto, na taxa de câmbio oficial, 1 dólar americano equivale a 1,38 dinares líbios.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 08dezembro2020