Túnis, Tunísia (PANA) – O Banco Alemão de Desenvolvimento disponibilizará 27 milhões 500 mil euros ao Governo tunisino no quadro do programa de Gestão Integrada dos Rrecursos de Água (GIRE) para o desenvolvimento das regiões rurais da Tunísia, soube a PANA de fonte oficial no local.
Um acordo sobre estes financiamentos foi assinado terça-feira em Túnis pelo Banco Alemão de Desenvolvimento e pelo Governo tunisino, a fim de instaurar as componentes da segunda fase de modernização do Canal Medjerba Cap Bon (CMCB II), inscrito no quadro do programa de GIRE para o desenvolvimento das regiões rurais da Tunísia, indica um comunicado oficial a que a PANA teve acesso no local.
O convénio visa modernizar a exploração de todas as infraestruturas e dos equipamentos do Canal Medjerda Cap Bon, considerado como um eixo de desenvolvimento económico e social, e responder de maneira sustentável às necessidades crescentes da água potável e de irrigação.
A água do Canal Medjerda Cap Bon, utilizada para a irrigação de 19 mil hectares dos campos agrícolas, garante a alimentação de água potável de Grand Tunis, da zona do Sahel e de Sfax.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 26fev2020