Agência Panafricana de Notícias

Ban Ki-moon satisfeito com resolução de diferentos políticos no Lesoto

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou, quinta-feira, a recente conclusão do processo de mediação de dois anos para uma resolução pacífica dos litígios decorrentes das eleições de 2007 no Lesoto.

“Através do diálogo, as partes envolvidas no conflito no Lesoto concluíram os seus pontos de divergência e concordaram com reformas que permitam a organização de eleições pacíficas e credíveis em 2012”, declarou Ban Ki-moon num comunicado divulgado na sede da ONU, em Nova Iorque.

O Secretário-Geral da ONU felicitou o Governo de Lesoto, a Comissão Eleitoral Independe, os partidos no poder e da oposição por terem terminado com sucesso o processo de mediação a 28 abril.

Ele elogiou também o Conselho Cristão do Lesoto e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) por terem dirigido o processo, pedindo a continuação do seu desempenho ativo na promoção da paz no país.

Este desentendimento segue-se às eleições gerais de 2007, a quinta após a independência em 1966, por causa da distribuição dos assentos na Assembleia Nacional com base numa representação proporcional.

-0- PANA AA/BOS/AKA/AAS/CCF/TON 5Mai2011