Bamako acolhe reunião do Fórum da CEDEAO sobre avaliação
Bamako, Mali (PANA) – A sexta reunião do fórum dos atores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre o sistema de acompanhamento-avaliação e a reunião anual dos gabinetes nacionais da organização sub-regional decorre, desde terça-feira, em Bamako, na presença de representantes dos 15 países-membros.
A reunião de Bamako vai abordar as apostas da visão 20-20, que consiste em fazer da CEDEAO uma região de sem fronteiras, integrada lá onde as pessoas podem circular livremente.
Os participantes vão discutir igualmente sobre a promoção da paz e da estabilidade no espaço CEDEAO, que agrupa o Burkina Faso, o Benin, Cabo Verde, a Côte d'Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné-Bissau, a Guiné-Conakry, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, a Serra Leoa, o Senegal e o Togo.
Criada em 1975, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental é uma organização intergovernamental oeste-africana que visa coordenar as ações dos países da África Ocidental com o objetivo principal de promover a cooperação e a integração regionais.
O seu último objetivo é criar uma união económica e monetária na África Ocidental.
Na abertura dos trabalhos, o ministro maliano da Integração Africana, Baber Gano, considerou que a visão 20-20 deve ser uma realidade na sua totalidade para que os cidadãos desta comunidade possam circular livremente e fazer negócios frutuosos.
-0- PANA GT/TBM/MAR/IZ 21ago2019