Bamako acolhe Festival Internacional de Cozinha Africana
Bamako, Mali (PANA) - Um Festival Internacional de Cozinha Africana de Bamako (FICAB) realizar-se-á de 01 a 04 de abril de 2021, em Bamako, soube a PANA junto dos organizadores do evento.
Son o lema “Associemos paz, segurança, estabilidade e coesão social à autonomização económica das mulheres, ligada ao desenvolvimento sustentável, através da arte culinária na transformação de África”, o festival reunirá participantes de vários países africanos.
O seu objetivo é impulsionar o relançamento do setor cultural através da arte culinária em toda a sua diversidade.
Segundo a promotora do evento, Oumou Traoré, o mesmo é "uma visão" que vai contribuir para o desenvolvimento da cultura, da arte culinária, do turismo para o desenvolvimento e a partilha com a cadeia de valor da transformação alimentar, do campo ao prato.
O artesanato é uma "mina de ouro inexplorada" no Mali e fornece uma oportunidade de emprego aos jovens e bravas mulheres batalhadoras, através da transformação na indústria agroalimentar, prosseguiu.
O fórum visa também identificar a cultura de liderança, e pretende ser uma ferramenta para relançar a economia nacional, o que ajudará a impulsionar o "consumir maliano", de acordo com a mesma fonte.
Falando, sábado último, no lançamento do projeto, o representante do ministro maliano da Cultura, Artesanato e Turismo, Ibrahim Litny, elogiou esta iniciativa que "promove a cultura através da arte culinária."
Por sua vez, o representante da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), Moustapha Baro, também se regozijou com o festival.
“O potencial está lá, vamos consumir o que produzimos. Colocamos muita esperança no FICAB. O seu sucesso é o da UEMOA”, aplaudiu.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 08dez2020