Bamako, Mali (PANA) – A 18.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Organização para a Valorização do Rio Senegal (OMVS, sigla em francês) inicia-se neste sábado em Bamako, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo a mesma fonte, os trabalhos decorrerão em torno da valorização dos recursos enérgicos da bacia, o desenvolvimento dum sistema de transporte integrado baseado na navegação fluvial, da preservação dos recursos de água e do ambiente, e do apoio ao desenvolvimento local, e, matéria de pesca, abastecimento de água potável e agricultura irrigada.
Esta cimeira é antecedida pela 72.ª Sessão do Conselho de Ministros da organização sub-regional, em curso desde quinta-feira em Bamako, para preparar o encontro, deste sábado, para os chefes de Estado dos países membros, designadamente a Guiné Conakry, o Mali, a Mauritânia e o Senegal.
Criada em março de 1972, a OMVS é um organismo interrestadual que tem por vocação favorecer um desenvolvimento integrado e coordenado da bacia do rio.
Para o efeito, estes Estados vizinhos do rio Senegal, de mil e 700 quilómetros de comprimento, conduzem juntos um programa de desenvolvimento multissetorial e integrado, baseado no controlo e na gestão racional dos recursos hídricos.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 6dez2019