Agência Panafricana de Notícias

Balanço do ataque-suicida de Benghazi passa para 13 mortos

Tripoli, Líbia (PANA) – O balanço do ataque suicida perpetrado sábado à noite por um kamikaze no leste da cidade oriental líbia de Benghazi passou para 13 mortos e três feridos, dos quais dois gravemente, e dois desaparecidos, anunciou um comunicado do Governo.

A nota qualifica o ataque perpetrado pela explosão de uma viatura armadilhada contra um posto de controlo no leste de Benghazi de « ato terrorista », afirmando, porém, que tais atos não afetarão a vontade do povo determinado em progredir para a edificação dum Estado de Direito e das instituições bem como a reconstrução do Exército e da Polícia ».

O Governo anunciou três dias de luto em memória das vítimas, a partir de domingo, e o adiamento das festividades que marcam a festa da independência, previstas para a próxima quarta-feira até ao fim do período de luto.

Segundo o texto do Governo, este ataque é uma tentativa de bloqueio dos esforços envidados pelo Exército, nomeadamente pelas forças de intervenção rápida visando garantir a segurança e proteger a vida dos cidadãos na cidade de Benghazi. Ele apelou, neste sentido, “para a unidade e a conjugação de esforços para fazer face a estes atos e aos seus mandantes ».

O comunicado exprime igualmente a determinação do Governo de edificar instituições estatais de segurança e de as dotar de meios para cumprir cabalmente a sua missão.

-0- PANA AD/IN/TBM/IBA/FK/IZ 22dez2013