Agência Panafricana de Notícias

Balanço de sismo em Marrocos sobe para 2012 mortos

 

Rabat, Marrocos (PANA) - O número de mortos, devidos ao sismo de sexta-feira última à noite, subiu para 2.012 com 2.059 feridos, segundo dados oficiais.

Segundo a Sobrevivência Geológica dos Estados Unidos, milhares de pessoas nas zonas mais afetadas passaram a sua segunda noite consecutiva nas ruas e debaixo de tendas ocasionais após terem visto as suas residências e edifícios públicos destruídos por este sismo de magnitude 6,8 ocorrido, após 23 horas locais (22 horas TMG), na noite de sexta-feira para sábado últimos.

As regiões mais afetadas são as províncias e municípios de Al Haouz, Marraquexe, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant, bem como várias cidades e bairros.

Segundo a Agência Marroquina de Notícias (MAP), o terramoto aconteceu a uma profundidade de cerca de oito quilómetros, ao passo que o epicentro se situa na comuna de Ighil, na província de Al Haouz, a cerca de 70 quilómetros a sul dd Marraquexe, nas montanhas de Átlas.

Operações de socorre prosseguiram durante a noite toda ao passo que o país observa três dias de luto nacional com bandeira nacional a meia haste, segundo a fonte. 

Várias promessas internacionais de apoio estão a ser feitas, disse a MAP, sublinhando que, visto que o epicentro do sinistro se situa em zonas rurais de difícil acesso, não se sabe ainda ao certo o número de vítimas nem a amplitude dos danos reais.

Pelo sim pelo não, o rei marroquino, Mohamed VI, presidiu sábado à tarde a uma reunião de avaliação da situação.

As Forças Armadas Reais (FAR) desdobraram com urgência importantes meios humanos e logísticos aéreos e terrestres, bem como equipas de busca e salvamento, bem como um hospital médico-chirúrgico de campanha.

Segundo um comunicado, o rei deu instrucões para que operações de socorro no terreno prosseguissem rápido.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, é o primeiro no mundo a expressar as suas condolências e apoio ao povo e Governo marroquinos.

Stephane Dujarric, porta-voz de Guterres, declarou num comunicado que este último está "profundamente entristecido" pela notícia sobre o sismo que sacudiu Marrocos fazendo nu merosas vítimas.

"As Nações Unidas estão prontas para ajudar o Governo marroquino nos seus esforços para assistir a população afetada", garantiu o porta-voz.

Mensagens sk milares também foram enviadas pelos Estados Unidos, pela Índia, pelo Reino Unido, por Israel, pela Alemanha, pela China, pela Espanha, pela Turquia e pela África, entre outros, soube a PANA da mesma fonte. 

-0- PANA MA/MTA/IS/DD 10setembro2023