Agência Panafricana de Notícias

Balanço de manifestações passa para 16 óbitos no Senegal

Dacar, Senegal (PANA) – O balanço das manifestações que abalam o Senegal desde a condenação, na passada quinta-feira, do opositor senegalês, Ousmane Sonko, a 2 anos de prisão por “corrupção juvenil”, subiu para dezasseis mortos, anunciou este domingo , o Ministério do Interior senegalês.

"Houve uma morte ontem (sábado); com os nove óbitos na quinta-feira e os seis sexta-feira, o número de mortos foi revisado para 16 desde o início dos protestos", disse o Ministério.

As vítimas estão principalmente na capital, Dacar, e seus subúrbios e em Ziguinchor, no sul do país, cidade de que Ousmane Sonko, presidente do partido Pastef, é administrador.

 Inicialmente levado a tribunal por "violação e ameaças de morte" de uma massagista, Ousmane Sonko, que se recusou a comparecer, acabou por ser condenado por "corrupção juvenil" a 2 anos de prisão acrescidos de uma multa de 600.000 francos CFA (cerca de 1.200 dólares americanos).

Este julgamento compromete mais do que nunca as perspetivas de participação de Ousmane Sonko nas próximas eleições presidenciais, marcadas para fevereiro de 2024, na medida em que o torna inelegível.

Mas os seus apoiantes não o ouvem assim e instalaram uma verdadeira atmosfera insurrecional no país.

 -0- PANA JSG/SOC/MAR 04 junho2023