Balanço de emigrantes afogados ao largo da Tunísia aumenta para 39
Túnis, Tunísia (PANA) - O balanço do afundamento, terça-feira última, de um barco de emigrantes irregulares ao largo das costas tunisinas subiu para 39 óbitos, anunciou o Ministério tunisino da Defesa.
Entretanto,165 emigrantes, na sua maioria cidadãos da África Subsariana, foram resgatados por equipas de socorros, lê-se num comunicado de imprensa da referida instituição.
A tragédia ocorreu na madrugada de terça-feira última, a 20 quilómetros do porto de Sfax, no sul tunisino, donde saíram os emigrantes um dia antes, a bordo de dois barcos improvisados rumo às costas italianas.
De acordo com a mesma fonte, três unidades navais, apoiadas por uma equipa anfíbia, salvaram 52 emigrantes clandestinos de diferentes nacionalidades africanas, incluindo um Tunisino, cujo barco naufragava, e recuperou nove cadáveres.
Durante a mesma operação, unidades da guarda marítima resgataram 24 emigrantes e recuperaram 30 corpos sem vida, disse a nota.
Acrescentou igualmente que um barco de pesca, que se encontrava no local do sinistro, resgatou 19 emigrantes do mesmo perigo.
Uma outra unidade da marinha tunisina tinha anteriormente salvado do afogamento, na mesma zona, 70 emigrantes africanos, incluindo um Tunisino, que estavam num outro barco.
Os sobreviventes foram levados ao porto pesqueiro de Sfax para protocolos legais de rotina, acrescenta o comunicado.
Uma "operação de limpeza" foi lançada na zona para encontrar eventuais pessoas desaparecidas, indicou o Ministério tunisino da Defesa.
-0- PANA BB/IS/DIM/DD 10março2021