Balanço de emboscada contra Exército burkinabe sobe para 51 soldados mortos
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O balanço da emboscada perpetrada contra o Exército burkinabe sexta-feira última subiu para 51 militares mortos, anunciou o Exército num comunicado.
No mesmo balanço, o comunicado acrescenta que 160 terroristas foram neutralizados.
O Exército burkinabe explicou que estão em curso operações de patrulha na zona da emboscada ocorrida a 17 de fevereiro de 2023 contra uma unidade militar sita no eixo Oursi-Deou, na província de Ouadalan, no Sahel.
"Até ao fim da segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023, foram descobertos 43 novos corpos sem vida, o que faz um balanço provisório de 51 militares aniquilados", indicou o Exército burkinabe.
As operações estão em curso com uma intensificação das ações aéreas que permitiram neutralizar uma centena de terroristas e destruir seus materiais, de acordo com a mesma fonte.
A centena de terroristas neutralizados acrescentam-se a cerca de 60 outros suprimidos desde o inicio da operação de retalhação levada a cabo pelo Exército.
Ao exprimir a sua dor face à perda dos "nossos companheiros de armas tombados nos combates", o chefe do Estado-Maior General do Exército exortou todas as Forçss Armadas Nacionais a manterem a mobilização que "nos permitiu somar vitórias importantes nas últimas semanas."
O primeiro balanço aponta para oito soldados mortos e cerca de 60 terroristas neutralizados, além de vários militares dados como desaparecidos.
Desde 2015, o Burkina Faso é alvo de ataques terroristas que já fizeram numerosas vitimas e cerca de 2.000.000 de deslocados.
-0- PANA NTDD/IS/SOC/FK/DD 20fev2023