Agência Panafricana de Notícias

Balanço de desabamento de edifício em Lagos continua desconhecido na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – A associação humanitária “Gift of the Givers” (GOTG) declarou que o número de mortes de Sul-africanos na sequência do desabamento dum edifício na semana finda na Nigéria continua desconhecido.

Este anúncio surge depois de Pretória declarar, sexta-feira última, que o número de Sul-africanos mortos no desabamento duma Sinagoga em Lagos passou de 67 para 84.

O fundador da GOTG, Imtiaz Sooliman, indicou que uma criança de quatro anos, Zama, de nacionalidade sul-africana, que sobreviveu a esta tragédia, foi descoberta sexta-feira última no hospital Subol em Lagos. Não se sabe se os seus pais sobreviveram ao desabamento.

O ministro de Estado para a Presidência, Jeff Radeve, que dirige um grupo de trabalho interministerial sobre a catástrofe, indicou que uma equipa de peritos de salvamento e medicina legal sul-africanos encontra-se na Nigéria e que está a trabalhar no terreno.

Ele afirmou que eles se concentram « na recuperação dos corpos e nos repatriamentos, na confirmação e no estabelecimento duma lista das vítimas, nas autópsias, bem como na avaliação das pessoas feridas.

O responsável sul-africano acrescentou que o seu Governo enviou equipas para prestar apoio psicossocial às famílias das vítimas, enquanto trabalhadores sociais estão presentes no Aeroporto Internacional OR Tambo de Joanesburgo para apoiar os sobrevientes no seu regresso.

-0- PANA CU/MA/AKA/IS/SOC/FK/IZ 21set2014