Balanço de ataques passa para 36 mortos no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O balanço do ataque terrorista da última segunda-feira contra duas aldeias no centro-norte do Burkina Faso passou para 36 mortos, segundo um comunicado oficial do Governo burkinabe divulgado quinta-feira.
"O Governo burkinabe soube com consternação e indignação, da morte de 36 burkinabes na província de Sanmatenga, depois dum ataque terrorista”, lê-se na notado Governo.
Segundo a mesma fonte, um grupo armado terrorista entrou, segunda-feira última, no mercado de Nagraogo, massacrou 32 pessoas, queimou o mercado.
Quando recuavam abateram quatro pessoas na aldeia de Alamou, no centro-norte do país.
Este ataque fez igualmente três feridos, revela o serviço de informação do Governo.
Este ataque, assinalado à PANA de dia, ocasionou a deslocação massiva dos aldeões à cidade de Kaya, capital da região do centro-norte.
O Governo apresenta as suas condolências às famílias enlutadas e deseja rápidas melhoras aos feridos.
“Estes ataques repetidas contra as populações inocentes apela à uma forte colaboração com as Forças de Defesa e de Segurança e para o reforço da solidariedade entre os Burkinabes”, sublinha o comunicado.
O Burkina Faso é alvo de ataques terroristas desde 2015, que já causaram várias centenas de mortos e milhares de deslocados.
Face à situação, o Governo adotou terça-feira última, uma lei que permite ao Exército fazer apelo a voluntários para lutar contra o terrorismo.
-0- PANA TNDD/TBM/MAR/DD 24jan2020