Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O balanço do atentado terrorista que visou, domingo último, um posto de gendarmaria de Inata, na província de Soum, passou de 20 para 32 mortos, incluindo 28 militares e quatro civis, anunciou segunda-feira o o porta-voz do Governo, Ousseni Tamboura.
Nessa ocasião, Tamboura anunciou um luto nacional de 72 horas.
Domingo último, por volta das cinco horas, o posto de gendarmaria de Inata foi atacado por grupos armados não identificados.
“O balanço provisório dado às 16 horas aponta para 28 soldados e quatro civis mortos. Cinco soldados desaparecidos e descobertos juntaram-se à tropa, elevando a 27 o número de agentes reencontrados”, lê-se num comunicado do porta-voz do Governo.
No mesmo dia, por volta das nove horas, o destacamento de Kelbo (comuna rural) foi alvo de um ataque de autoria de indivíduos armados não identificados.
A resistência dos militares e dos Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP) permitiu repelir os agressores, disse.
O Governo saúda o empenho dos homens no terreno, inclina-se diante da memória dos heróis tombados em defesa da Pátria e deseja rápidas melhoras aos feridos”, acrescentou.
Além disso, observou-se um luto nacional de 72 horas, que vai de terça-feira, 16 de novembro corrente, às zero horas, até quinta-feira, 18 de novembro, às 24 horas, é observado em todo o território nacional em memória das vítimas.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 16nov2021