Agência Panafricana de Notícias

Balanço de ataque suicída no norte da Nigéria atinge 11 mortos

Lagos, Nigéria (PANA) – O balanço ainda provisório do ataque suicída de segunda-feira contra o cortejo do chefe da Polícia do Estado de Taraba, no norte da Nigéria, passou para 11 mortos e 20 feridos indicam os responsáveis da Cruz Vermelha da Nigéria (NRC, sigla em inglês).

« Dez pessoas morreram no local, ao passo que uma outra morreu no Centro Médico federal em Jalingo», precisou o porta-voz da NRC em Tabara, Umar Waziri, citado pela imprensa local.

Um kamikaze atirou a sua moto, cheia de explosivos, contra o cortejo do chefe da Polícia que ia ao seu gabinete, provocando uma explosão que abalou nas primeiras horas da manhã se segunda-feira a cidade de Jalingo, capital do Estado de Taraba, causando igualmente danos em instalações do Governo local, segundo o porta-voz da Polícia local, Ibiang Mbasike.

A explosão ocorreu numa altura em que os trabalhadores retomavam o caminho dos seus locais de trabalho. A Polícia não forneceu prontamente os pormenores sobre os danos e as eventuais vítimas, nem sobre a identidade dos autores da explosão que ocorreu após o ataque contra fiéis cristãos na Universidade de Bayero, em Kano (norte), fazendo 18 mortos.

O atentado não foi ainda reivindicado mas as suspeitas estão voltadas para o movimento islâmico Boko Haram que leva a cabo uma campanha de violência religiosa no norte do país.

-0- PANA SEG/FJG/DIM/IZ 01Maio2012