Brazzaville, Congo (PANA) – O número dos mortos do acidente ferroviário ocorrido em Ngondji, no sul do Congo, sobe para 16, ao passo que o dos feridos para 25, anunciou nesta quarta-feira, em Brazzaville, o ministro congolês dos Transportes, Aviação Civil e Marinha Mercante, Fidele Dimou.
"Este acidente provocou a morte de 16 pessoas e causou 25 feridos, que foram imediatamente evacuados e tratados pelas unidades hospitalares de Ponta Negra. Seis destes feridos estão internados, mas o seu estado de saúde não inspira cuidados”, precisou o governante congolês em conselho de Ministros.
Pediu a abertura dum inquérito para estabelecer as circunstâncias exatas desta tragédia.
Segundo o diretor-geral do Caminho-de-Ferro Congo Oceano (CFCO), Jean-Claude Tchibassa Louboungou, as vítimas do acidente são essencialmente passageiros clandestinos escondidos num comboio de transporte de mercadorias.
Indicou que o acidente se deveu a um problema do sistema de freio de um dos comboios que colidiram.
"O comboio proveniente de Mayoko, que transportava o ferro da empresa SAPRO, com seus nove vagões bem carregados, que devia parar para um cruzamento de rotina, ultrapassou a estação ferroviária de Ngondji, tendo colidido com um outro comboio de mercadorias do CFCO, que garantia a ligação entre Ponta Negra (sul) e Brazzaville”, explicou.
-0- PANA MB/JSG/FK/DD 4julho2019