Agência Panafricana de Notícias

Balanço da febre amarela em Darfur sobe para 116 mortos

Cartum, Sudão (PANA) - As vítimas mortais da febre amarela na região sudanesa de Darfur elevam-se para 116 em 459 casos registados até agora, anunciou segunda-feira a Organização das Nações Unidas (ONU).

A ONU precisa contudo que uma ampla campanha está atualmente em curso para vacinar dois milhões e 400 mil pessoas na região.

Segundo o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) no Sudão, o Ministério da Saúde neste país recebeu sexta-feira passada as primeiras oito mil doses de vacina contra a febre amarela doadas pelo Grupo de Coordenação Internacional sobre a Vacina (ICG) para iniciar a campanha de imunização de emergência em Darfur.

Segundo um relatório do OCHA sobre a situação, a campanha de vacinação de 10 dias vai arrancar a 24 de novembro para abranger dois milhões e 400 mil pessoas em 12 localidades do sul, do norte, do centro e do leste de Darfur.

A epidemia afeta agora 26 localidades no centro, no sul, no oeste, no norte e no leste de Darfur, com um total de 459 mil casos registados até 17 de novembro, incluindo 116 mortos, ou seja uma taxa de mortalidade de 25,3 porcento.

Segundo o relatório, são necessários 5,2 milhões de dólares americanos para a campanha de vacinação, dos quais 2,6 milhões foram aprovados pelo Fundo Central de Reação de Emergência (CERF) e 1,7 milhão mobilizados a nível nacional.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu o apoio de parceiros para suprir os defíces de financiamento para esta campanha de vacina e o tratamento dos pacientes, indica o relatório.

-0- PANA MO/SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 19nov2012