Balanço da explosão de camião-cisterna passa para 85 mortos na Tanzânia
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – Nove outras vítimas da explosão de um camião-cisterna ocorrida sábado último, em Morogoro, na Tanzânia, faleceram quarta-feira, passando o balanço para 85 mortos.
As nove vítimas faziam parte dos feridos internados no Hospital Nacional Muhimbili (MNH), em Dar es Salaam, após o acidente que fez 62 mortos no local.
Segundo o chefe das Relações Públicas do MNH, Aminiel Algaesha, seis das vítimas foram declaradas mortas, quarta-feira de manhã, enquanto as três outras sucumbiram mais tarde à noite às queimaduras sofridas durante a tragédia.
Os dados oficiais falam em 38 vítimas transportadas para o MNH e 16 outras internadas no Hospital Provincial de Morogoro.
O primeiro-ministro tanzaniano, Kassim Majaliwa, representou domingo último o Presidente John Pombe Magufuli nas exéquias de 71 pessoas, sepultadas em Morogoro, a quase 193 quilómetros a oeste de Dar es Salaam, a capital.
Magufuli decretou imediatamente três dias de luto nacional, em memória das pessoas falecidas depois de um camião-cisterna carregado de produtos petrolíferos capotar antes de explodir.
Ele visitou domingo as vítimas internadas no hospital nacional, enquanto o Governo criou uma equipa especial encarregada de analisar as causas desta catástrofe.
A equipa, formada pelo primeiro-ministro Majaliwa, está igualmente incumbida de investigar sobre as razões pelas quais os organismos governamentais, incluindo a Polícia, não reagiram imediatamente, para impedir nomeadamente as pessoas de dirigir-se para o local do acidente para extrair o combustível do camião-cisterna
A maioria das vítimas residiam nos arredores, e outras eram espetadores, segundo testemunhas.
Depois de capotar, o camião-cisterna pegou fogo antes de explodir, e a maioria das vítimas estavam irreconhecíveis.
-0- PANA EBM/MA/NFB/TBM/FK/IZ 15ago2019