Agência Panafricana de Notícias

Balanço da epidemia de cólera aumenta nos Camarões com 271 mortos

Yaoundé- Camarões (PANA) -- O balanço da epidemia de cólera continua a aumentar nos Camarões onde as autoridades sanitárias dão conta de 271 mortos dos três mil 605 doentes recenseados na província do Extremo Norte do país, a dois mil quilómetros da capital Yaoundé.
Segundo o presidente da Célula de Crise, Fru Angwafor III, casos suspeitos de cólera teriam vindo dos países vizinhos para beneficiar do tratamento gratuito oferecido nas unidades sanitárias camaronesas.
Ele indicou que as localidades fronteiriças com a província do Extremo Norte teriam registado um número considerável de casos e anunciou uma deslocação das equipas médicas a estas localidades para determinar as razões desta situação.
A epidemia está igualmente a progredir na província do norte, a mil 500 quilómetros de Yaoundé, onde mais de dois terços dos departamentos estão atingidos com 15 mortos.
Segundo as estatísticas, mais de 50 porcento de mortes foram registadas em família expondo os próximos que manipulam os restos mortais sem tomar precauções.
Face à amplitude da epidemia, o Governo consagrou dois biliões de francos CFA (cerca de três milhões dólares americanos) à Célula de Crise para combater e erradicar eficaz e definitivamente esta doença.
Estão nomeadamente previstas a construção de latrinas, de pontos de água, a aquisição do material sanitário e a confeção das mensagens de sensibilização em línguas nacionais.