Agência Panafricana de Notícias

Baixa de receitas de empresa portuária de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – As receitas da Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde (ENAPOR) sofreram, em 2012, uma redução na ordem de 12 e 13 porcento com resultados negativos de cerca de 172 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 1,6 milhão de euros), soube a PANA, sexta-feira, de fonte empresarial.

Os negócios portuários da ENAPOR, que rondam nos últimos 10 anos dois mil milhões de escudos (cerca de 18 milhões de euros), começaram a baixar de 2012 a esta parte, mas registaram uma ligeira melhoria nos meses de julho e agosto, no entanto insuficiente para compensar os défices do primeiro semestre deste ano.

Em entrevista à Rádio Nacional de Cabo Verde, o administrador da ENAPOR, Adriano Soares, disse que ainda é cedo para projetar os resultados que a empresa poderá registar no exercício deste ano.

Adriano Soares ancora a recuperação das contas da ENAPOR à evolução favorável da conjuntura económica internacional que tem tido um reflexo no negócio portuário em Cabo Verde.

A ENAPOR justifica também os resultados negativos pelos elevados investimentos que a empresa vem fazendo na remodelação e na modernização em várias infraestruturas portuárias do arquipélago, tais como nos portos do Vale dos Cavaleiros (Fogo), de Furna (Brava), da
Palmeira (Sal) e de Sal Rei (Boa Vista).

-0- PANA CS/TON 27setembro2013