Agência Panafricana de Notícias

Baixa da taxa de prevalência da Sida no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A taxa de prevalência da Sida está em baixa no Mali, onde ela passou de 1,7 porcento em 2001 para 1,3 porcento em 2010, anunciou sexta-feira o secretário executivo do Alto Conselho Nacional de Luta contra a Sida (HCNLS), Malick Sène.

Durante uma conferência de imprensa, em prelúdio ao Dia Mundial de Luta contra a Sida (1 de dezembro) e ao lançamento do mês de luta contra a Sida ( 1 a 31 de dezembro), o secretário executivo do HCNLS notou os esforços dos países africanos para atenuar os danos da pandemia nas populações.

No Mali, sublinhou, estes esforços foram valiosos, pois o país passou de três zonas de tratamento com antiretrovirais (ARV) para mais de 83 em 2011.

Segundo ele, o mesmo progresso foi realizado em termo de centros de despistagem, visto que o país possuía 353 centros em 2011 contra 20 em 2003.

Malick Sène deplorou, no entanto, que 82 porcento do financiamento da luta contra a Sida provenha dos doadores de fundo.

Ele defendeu a criação dum Fundo Nacional de Luta contra a Sida, afirmando que a luta contra a pandemia é uma questão de soberania nacional.

O secretário executivo do HCNLS afirmou que a sua instituição foi a beneficiária principal das rondas 4 e da primeira fase da ronda 8 do Fundo Mundial de Luta contra a Sida, Tuberculose e Paludismo que restabeleceu a sua parceria com o Mali, enquanto um acordo foi assinado entre as duas partes para a segunda fase da ronda 8 no Mali.

O Fundo Mundial havia suspenso os seus financiamentos ao Mali devido a malversações constatadas na gestão dos recursos financeiros concedidos a este país.

Vários responsáveis do Ministério maliano da Saúde implicados no desvio dos financiamentos do Fundo Mundial, dos quais um antigo ministro, deverão ser julgados por um tribunal de Bamako.

-0- PANA GT/JSG/FK/TON 30nov2012