Agência Panafricana de Notícias

Bacai Sanhá e Kumba Yalá disputam segunda volta das presidenciais

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- Malam Bacai Sanhá, candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e Kumba Yalá, do Partido de Renovação Social (PRS), vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau em data a fixar, anunciou quinta-feira a Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo a CNE, o candidato do PAIGC obteve 39,59 por cento dos votos, enquanto o seu adversário do PRS conseguiu 29,42 por cento nas eleições presidenciais de 28 de Junho último.
Essas margens foram insuficientes para um dos candidatos ganhasse as eleições logo à primeira volta.
O terceiro candidato mais votado foi Henrique Rosa, dado como um dos favoritos, que obteve cerca de 24,19 por cento dos votos, uma cifra que o afasta da corrida como o próprio já reconheceu.
Malam Bacai Sanhá e Kumba Yalá vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais pela segunda vez, tal como tinha acontecido em 2000 quando o líder do PRS ganhou com 72 por cento dos votos.
Nas últimas eleições presidenciais em 2005, Malam Bacai Sanhá também passou à segunda volta, mas acabou por perder para João Bernardo "Nino" Vieira, assassinado por militares em sua casa em Bissau em Março deste ano.