BRICS condecora Presidente de Transição do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O BRICS condecorou segunda-feira o Presidente da Transição do Burkina Faso, o capitão Ibrahim Traoré, com a Medalha da referida instituição, em reconhecimento da sua luta pela soberania do país, informou a Presidência Burkinabe.
A condecoração foi feita pela presidente da Aliança Internacional dos Projetos Estratégicos BRICS, Larisa Zelentsova, atendendo à determinação e coragem do capitão Ibrahim Traoré, no seu combate por este objetivo.
A cerimónia decorreu no quadro de uma audiência concedida por este último a uma delegação dos BRICS liderada por Lansa Zelentsova, indica o mesmo documento.
Segundo ela, tratou-se, nessa ocasião, de abordar a problemática da cooperação e o apoio dos países do BRICS ao Burkina Faso.
"Nós estamos a instalar uma representação da Aliança do BRICS no Burkina Faso, que trabalhará em vários setores, cujos principais eixos serão definidos pelo Presidente da Transição burkinabe”, indicou Larisa Zelentsova.
Acrescentou que os domínios de cooperação projetados entre ambas as partes são, entre outros, o desenvolvimento económico, o humanitário e o domínio cultural.
Integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com uma contribuição que atingiu 31 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, em 2023, contra 30,7 por cento para o G7, o BRICS é considerado como uma grande potência emergente atual.
O Grupo dos Sete (G7) é o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto pela Alwemanha, pelo Canadá, pelos Estados Unidos, pela França, pela Itália, pelo Japão e pelo Reino Unido, embora a União Europeia (UE) também esteja representada nele.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 13junho2023