BOAD investe 568 biliões de francos CFA no Níger
Niamey, Níger (PANA) - Os compromissos do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) com o Níger atingiram 568 biliões de francos CFA, dos quais 38 só em 2019, revelou quinta-feira Christian Adovelande, presidente da instituição financeira.
Falando à saída de uma audiência com o chefe de Estado nigerino, Isssoufou Mahamadou, o responsável máximo do BOAD afirmou que o nível de cooperação entre os dois lados "é muito satisfatório" e que os 568 biliões de francos CFA correspondem a 78 operações diversas.
Recordou que, só em 2019, o nível de investimento é já de 38 biliões para três operações nas áreas das infraestruturas, da agricultura e do setor privado (um dólar americano equivale a cerca de 593 francos CFA).
"No futuro, temos uma série de projetos em avaliação ao nosso nível, particularmente no domínio das infraestruturas rodoviárias, incluindo o eixo Ouallam-Tilabéry (noroeste) e muitos outros, no setor agrícola com os mil e 500 hectares adicionais que iremos implementar em Kandadji", afirmou.
"O Presidente da República deu grande ênfase ao controlo da água. Há mil obras a serem implementadas para a agricultura no âmbito da Iniciativa 3N, sigla em françês correspondente a 'Nigerinos Nutrem Nigerinos'", disse Christian Adovelande.
Agradeceu ao chefe de Estado e ao Governo do Níger pela "confiança e apoio necessários" ao BOAD na execução das suas atividades, no Níger.
Adovelande disse que as obras rodoviárias urbanas em Maradi e Tillabéry, que estão a cargo do BOAD, decorrem normalmente.
-0- PANA SA/BEH/CJB/IZ 08nov2019