Cotonou, Benin (PANA) - O Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) concedecerá ao Benin cerca de 17 biliões de francos CFA ( mais de 156,6 dólares americanos) para reabilitar e betumar o eixo Djougou-Pehunco-Kerou-Banikoara, uma estrada que liga os dois nortes, soube a PANA em Cotonou, de fontes próximas do ministério das Infraestruturas e Transportes.
O empréstimo será reembolsado num período de 12 anos, dos quais três de graças, com uma taxa de juro de seis por cento sobre o montante concedido.
O projeto da reabilitação desta via, de 209,68 quilómetros de comprimento, já beneficiou dum empréstimo de 107 biliões de francos CFA (985,8 milhões de dólares americanos) e duma doação de seis biliões e 173 milhões de francos CFA (56 milhões e 870 mil dólares americanos) do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
A contribuição do Estado beninense para este empreitada estima-se em um bilião e 909 milhões de francos CFA (17 milhões e 587 mil dólares americanos).
A sua realização permitirá abrir o Benin-Norte e favorecer o crescimento económico e o reforço da integração regional através da melhoria do nível de serviço da estrada e da abertura das grandes bacias algodoeira e cerealífera.
-0- PANA IT/TBM/MAR/DD 06out2019