BOAD financia construção de mais de mil alojamentos sociais no Mali
Bamako, Mali (PANA) – O Mali e o Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) assinaram quarta-feira, em Bamako, um acordo de empréstimo para o financiamento partial do Projeto de Viabilização e Construção de mil e 85 alojamentos sociais e económicos, em Samanko, a cerca de 15 quilómetros da capital maliana, soube a PANA de fonte oficial.
O documento assinado pelo primeiro-ministro maliano, Boubou Cissé, e pelo presidente do BOAD, Christian Adovelande, incide sobre um crédito 25 biliões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 580 francos CFA).
O projeto visa a construção em Samanko, no distrito de Mandé, de mil e 85 alojamentos incluindo 785 alojamentos sociais (565 de tipo F3 e 220 de tipo F4) e 300 alojamentos económicos (175 de tipo F3 e 125 de tipo F4) a ceder em leasing aos beneficiários.
A finalidade deste projeto é contribuir para a melhoria do quadro de vida das populações e para a redução da vulnerabilidade das famílias no país.
O projeto que cobre 42 hectares vai igualmente permitir o reforço das capacidades das pequenas e médias empresas para as profissões da construção, e a criação de pelo menos 563 empregos indiretos.
Com este projeto, o volume acumulado do financiamento do BOAD no Mali estima-se em mais de 623 biliões de francos CFA.
A instituição financeira oeste-africana financiou vários setores, nomeadamente a energia, a agricultura, as infraestruturas rodoviárias e de transporte bem como os setores sociais.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 05set2019