BOAD concede $ cerca de 30,5 milhões para construção da Estrada Nacional 17 no Togo
Lomé, Togo (PANA) - O Banco de Desenvolvimento Oeste-Africano (BOAD) acaba de conceder um empréstimo de 20 biliões de francos CFA (cerca de 30 milhões e 500 mil dólares americanos) ao Togo para o desenvolvimento e a asfaltagem da Estrada Nacional N.º 17 (RN17), soube a PANA de fontes próximas da instituição bancária, sexta-feira em Lomé.
A construção da Estrada Nacional número 17 (RN17) de Katchamba em Sadori, com 60 quilómetros de extensão, vai abrir estas duas regiões do norte do país.
De acordo com autoridades, este projeto de construção permitirá "manter uma ligação rodoviária permanente e fluída entre a cidade de Katchamba, na região de Kara, e Sadori, na região das Savanas."
O objetivo é, nomeadamente, melhorar o nível de serviço do RN17, reduzir consideravelmente o tempo de viagem neste itinerário (de 66 por cento do tempo de viagem na estrada e dos custos de exploração dos veículos em 66 por cento, segundo o BOAD, abrir definitivamente todas as localidades situadas nas planícies dos rios Kara, Koumongou e Oti, facilitar o acesso da população às infraestruturas económicas. promover atividades socioeconómicas em zonas com impacto em projetos.
Com este projeto, o financiamento da instituição bancária da África Ocidental para o Togo foi aumentado para 605,4 biliões de FCFA para todos os setores e 246 biliões de FCFA (922,9 milhões de dólares americanos) para infraestruturas e transportes, segundo o BOAD.
Segundo a fonte, trata-se de um verdadeiro braço financeiro da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), sediado em Lomé, a capital togolesa.
A sua ação dirige-se aos países membros como Benin, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.
O seu objetivo é "promover o desenvolvimento equilibrado dos Estados-Membros e alcançar a integração económica da África Ocidental, através do financiamento de projetos prioritários de desenvolvimento".
-0- PANA FAA/IS/CJB 20set2019