Agência Panafricana de Notícias

BOAD aprova propostas de empréstimo de $ 370 milhões

Lomé, Togo (PANA) – O Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) aprovou 13 propostas de empréstimo num montante global de 185,56 biliões de francs CFA (370,112 milhões de dólares americanos) para alguns países-membros, indica um comunicado da instituição a que a PANA teve acesso quinta-feira, em Lomé.

Segundo a nota, as propostas foram aprovadas durante a 92ª reunião do Conselho de Administração do BOAD realizada quarta-feira na sua sede em Lomé.

De todos os projetos aprovados, o setor das infraestruturas rodoviárias beneficia sozinho de 119 biliões de francos CFA (238 milhões de dólares americanos) para sete projetos, e o restante é partilhado pelas áreas de energia, ambiente, hidráulica, transportes, hotelaria e luta contra a pobreza, indica o BOAD.

Os novos financiamentos autorizados, revela o Banco, «elevam para três triliões, nove biliões e oito milhões de francos CFA (cerca de sete biliões e 19 milhões de dólares americanos) o montante global dos financiamentos do BOAD, fora os de curto prazo e as participações, correspondentes a 640 projetos.

Durante a reunião, o Conselho de Administração aprovou também o relatório anual 2013, bem como o balanço do Banco para o exercício encerrado a 31 de dezembro de 2013, e emitiu um «parecer favorável» sobre as cobranças de empréstimos do BOAD até 10 de março de 2014.

O BOAD é um estabelecimento público de caráter internacional que visa promover o desenvolvimento equilibrado dos Estados-membros e realizar a integração económica da África Ocidental pelo financiamento de «projetos prioritários de desenvolvimento».

Sediado na capital togolesa e com um capital que passou de dois biliões e 400 milhões de francos CFA em 1976 para um trilião e 50 biliões de francos CFA desde 2010 (um dólar americano equivale a 500 francos CFA), o banco intervém em matéria de garantia de emissões de empréstimo, aconselhamento financeiro e procura de financiamento, entre outros .

Cobre todos os oito países-membros da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), designadamente Benin, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

-0-PANA FAA/BEH/IBA/CJB/IZ 27mar2014