BOAD apoia 8 países da UEMOA para fazer face ao COVID-19
Lomé, Togo (PANA) – O Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) concedeu quarta-feira um empréstimo concessional de 120 biliões de francos CFA aos oito países-membros da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), para fazer face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Segundo um comunicado da instituição financeira transmitida à PANA sexta-feira, na capital togolesa, Lomé, estes empréstimos concessionais são postos à “disposição imediata, bonificados pelo mecanismo de compensação realizada pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) para 25 biliões de francos CFA e a Comissão da UEMOA para um montante de 15 biliões de francos CFA”.
Além do empréstimo de 120 biliões, equivalentes a 15 biliões de fancos CFA por Estado, o Conselho decidiu ainda a suspensão dos apelos de operações de capital num montante de 76,6 biliões de francos CFA de créditos devidos pelos Estados para o resto do ano, com vista a apoiar as suas respostas à pandemia do coronavírus”.
O empréstimo concessional e a decisão de suspensão das operações de capital, acontece no quadro da 116ª sessão ordinária do Banco, e decorreu em vídeo-conferência devido a restrições ligadas à pandemia do Covid-19, indica o BOAD.
Braço financeiro da UEMOA, o BOAD apoia os projetos de desenvolvimento em oito países membros (Benin, Burkina Faso, Côte d'Ivoire, Guiné Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo).
-0-PANA FAA/BEH/MAR/IZ 27março2020