Conakry, Guiné (PANA) - O Banco Mundial (BM) desembolsou 520.000.000 dólares americanos a favor da Guiné para apoiar reformas lançadas no quadro da gestão das finanças públicas, da estabilização do quadro macroeconómico e da boa gestão da dívida pública, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um comunicado do Ministério da Economia e Finanças, tramsmitido no último fim de semana à imprensa, o anúncio do desembolso deste apoio financeiro foi feito no quadro de uma reunião entre o Governo e a representação do BM, alargada aos quadros do polo financeiro do Governo.
O encontro versou sobre a programação, utilização eficaz e eficiente destes fundos a favor das populações.
Vinte e sete por cento dos 520.000.000 dólares americanos constituem um empréstimo, enquanto os restantes 73 por cento outros foram oferecidos sob forma de doação.
O BM motiva a sua decisão de oferecer à Guiné este fundo pelo facto de que "o país apresenta doravante um risco moderado da sua dívida.”.
O Governo e o BM abordaram igualmento questões atinentes às vias e aos meios suscetíveis de permitir a execução rápida de alguns projetos ainda não concluídos no país.
-0- PANA AC/IS/FK/DD 29agosto2022