BM impulsiona turismo e economia azul em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Mundial (BM) disponibilizou 30.000.000 dólares norte-americanos, destinados ao segundo financiamento adicional do projeto de desenvolvimento do turismo resiliente e da economia azul em Cabo Verde, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um comunicado do BM, o principal objetivo deste novo financiamento, atribuído pela Associação Internacional de Desenvolvimento, é apoiar as abrangentes estratégias de Cabo Verde para o turismo sustentável e a economia azul, conforme delineado no Programa Operacional de Turismo e no Plano Nacional de Investimento para a Economia Azul.
Com isso, o valor total do projeto, inicialmente aprovado em maio de 2022, chega a 75.000.000 dólares americanos.
O mesmo propõe promover práticas de turismo ambientalmente amigáveis e benéficas para as comunidades locais, bem como ampliar a diversidade das ofertas turísticas em diferentes ilhas e mercados.
Os avanços serão medidos por indicadores como o aumento das despesas dos turistas e estadias mais longas em destinos emergentes.
Além disso, o empreendimento visa aumentar a participação das comunidades locais nos benefícios económicos do turismo, acompanhando o número de contratos adjudicados a empresas locais no setor do turismo.
A expansão do projeto agora abrange atividades em diversas ilhas, incluindo Santiago, Santo Antão, São Vicente, Sal, São Nicolau e Boa Vista.
Estas atividades envolvem melhorias das infraestruturas turísticas e da economia azul, como a melhoria de trilhos para caminhadas, a restauração de sítios históricos e culturais, e das zonas costeiras, dos cais e mercados de pesca para garantir práticas sustentáveis.
Também oferecerá apoio específico a Pequenas e Médias Empresas (PME) locais e a empresas lideradas por mulheres, focando serviços e produtos sustentáveis que atendam às exigências da indústria do turismo e aproveitem oportunidades apresentadas pela economia azul de Cabo Verde.
Além disso, serão estabelecidas políticas públicas de apoio, visando fortalecer a governação nas pescas sustentáveis e criar um ambiente propício ao crescimento a longo prazo do turismo e da economia azul no país.
-0- PANA CS/DD 02maio2024