Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Mundial (BM) disponibilizará cinco milhões de dólares americanos para reforçar a prevenção e combate à pandemia de Covid-19 (coronavírus) em Cabo Verde, onde já foram registados dois casos confirmados e uma morte, anunciou o ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário.
Em conferência de imprensa, para fazer o ponto da situação da progressão da doença no país, Arlindo do Rosário explicou que este financiamento do BM será alocado na “aquisição de equipamentos de teste e no reforço da área da comunicação sobre a pandemia."
“Todas a vertentes para encararmos a situação. Creio que estaremos em condições de, em termos materiais e de recursos humanos, fazer face a esta situação”, afirmou o governante.
Anunciou também que um dos apoios no combate à pandemia virá da China.
“O Governo chinês já nos garantiu um apoio em termos de aquisição de equipamentos”, afirmou.
Arlindo Rosário garantiu também que vai ser criado um seguro para profissionais de saúde que estão a trabalhar no combate ao coronavírus.
Cabo Verde conta com três casos de Covid-19 confirmados, todos turistas estrangeiros na ilha da Boa Vista, dos quais um Inglês de 62 anos de idade, falecido segunra-feira última de noite.
Por decisão do Governo, a ilha está em quarentena desde sexta-feira última, e pelo menos até 04 de abril próximo, para tentar impedir o alastramento da doença a outras ilhas.
-0- PANA CS/DD 24março2020