Túnis, Tunísia (PANA) - O Banco Mundial (BM) anunciou ter disponibilizado à Tunísia um total de 100 milhões de dólares americanos em financiamento para o programa de luta contra o novo coronavírus (Covid-19), especificamente para vacinações nas várias regiões do país.
De acordo com um comunicado de imprensa, o BM conta financiar a Tunísia na implementação da estratégia nacional de vacinação anticovid-19 a favor de 50 por cento da população, até ao final do ano.
Permitirá nomeadamente comprar e distribuir vários milhões de doses seguras e eficazes através da iniciativa Covax ou através de encomendas diretas dos fabricantes, desde que as vacinas cumpram os critérios da instituição financeira internacional.
O financiamento adicional destina-se igualmente a reforçar o plano nacional tunisino de imunização, visando as categorias prioritárias e formando os profissionais de saúde responsáveis pela realização de operações de imunização.
Pretende-se ainda reforçar as infraestruturas necessárias para a conservação das vacinas através da compra de três mil congeladores e, por fim, o lançamento e acompanhamento da campanha de sensibilização dos cidadãos sobre a necessidade de ser vacinado.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/IS 28março2021